O que é bruxismo?
O bruxismo pode ser definido pelo ato de ranger e apertar os dentes de forma involuntária, uma atividade parafuncional.
É uma doença séria e que merece atenção, pois provoca danos ao sistema mastigatório, tais como:
- desgaste nos dentes
- dor na musculatura ao abrir e fechar a boca
- hipertrofia dos músculos
- dores de cabeça constantes
- doenças periodontais

O problema ocorre com maior frequência durante o sono noturno, quando ocorrem contrações musculares rítmicas com uma força maior do que a normal, provocando atrito e ruídos fortes ao ranger os dentes.
Quais os tipos de Bruxismo?
O diagnóstico por parte do paciente é difícil, pois o paciente não costuma perceber sua condição e na maioria das vezes a causa do problema é emocional.
O bruxismo sem causa aparente é chamado de primário, enquanto o secundário é aquele que ocorre associado ao uso de medicamentos psicoativos, drogas e desordens médica.

Pode-se dividir em três tipos de bruxismo, são eles:
- Rangimento: Geralmente noturno, pode produzir atrição dentária e perda óssea alveolar.
- Apertamento: Mais frequente durante o dia, contrasta com os outros tipos de bruxismo devido à forte pressão transmitida ao osso alveolar, geralmente associado ao aumento dos níveis de estresse e ansiedade
- Batimento dos dentes: Pouco frequente, é usualmente um contato rápido, repetido e rítmico dos dentes com pressões descontínuas, e, portanto os efeitos são menores.
Quais as causas do Bruxismo?

A teoria mais aceita é que o bruxismo é gerado por uma desordem do sono relacionada às condições emocionais do paciente. Esta patologia pode variar entre as noites de sono, podendo aparecer nos dias em que o paciente apresenta um estresse elevado e em dias em que o paciente relatar ansiedade.
Ao longo dos anos várias foram as teorias descritas sobre a causa do Bruxismo. Alguns diziam que o motivo estava relacionado a uma interferência oclusal. Esse conceito foi visto como errôneo, já que ajustes oclusais realizados não tiveram sucesso em pacientes nessa condição. Outros autores afirmavam que o bruxismo era causado por um fenômeno do sistema nervoso central relacionado ao estresse emocional. Muitos acreditavam que a interferências oclusais e o estresse emocional juntos, causariam a doença.
Conclusão
É necessário realizar uma consulta de avaliação para planejamento dos procedimentos necessários para o tratamento de cada paciente. Pode agendar sua consulta de avaliação pelo Whatsapp (21) 99414-9363, ligando para o nosso telefone (21) 3258-9580 ou pelo site www.cesbsaudebucal.com.
Deixe-nos seu comentário e/ou dúvidas que teremos o maior prazer em ajudar. Compartilhe esta ideia.
Não deixe de consultar o seu dentista, que é o mais preparado para orientar.