fbpx

Dor de dente: causas mais comuns

O que causa dor de dente?

A dor de dente é um dos principais motivos de emergências em odontologia e sempre indica que algo não está normal no corpo. Ela pode ter várias origens, nem sempre causada por um “dente furado”.
É importante lembrar que toda dor seja avaliada por um profissional e nenhuma medida substitui uma consulta com um profissional.

Algumas causas comuns de dor de dente:

 

A dor é provocada por qualquer estímulo agressor que consiga atingir a polpa do dente, interior do dente que tem tecidos e nervos.
Enquanto a cárie dentária é muitas vezes a principal causa de uma dor de dente, é importante que você tenha um exame oral completo para determinar a causa. Outras causas de uma dor de dente podem incluir o seguinte:

  • Restaurações infiltradas ou quebradas
  • Infecção dentária
  • Alterações gengivais (periodontite e gengivite)
  • Bruxismo
  • Traumatismo dentário
  • Má-oclusão
  • Erupção dentária (em bebês e crianças em idade escolar)

DTM (disfunção temporomandibular), infecções de sinusite ou ouvido e tensão nos músculos faciais podem causar desconforto que se assemelha a uma dor de dente, mas muitas vezes esses problemas de saúde são acompanhados por uma dor de cabeça.

A dor ao redor dos dentes e os maxilares podem ser sintomas de doenças cardíacas, como angina. Se o seu dentista suspeitar de uma doença médica pode ser a causa da sua dor de dente, ele ou ela pode encaminhá-lo para um médico.

Sintomas comuns de dor de dente:

 

Se você tem uma dor de dente, você pode ter uma cavidade ou doença de gengiva avançada. O primeiro sinal de cárie dentária pode ser a dor que se sente quando come algo doce, muito frio ou muito quente. Se a polpa do dente ficou irritada, isso pode causar dor no seu dente.

Dor dentária que pode ser intensa, repentina, latejante ou constante. Em algumas pessoas, a dor resulta apenas quando a pressão é aplicada ao dente.

Quais sintomas acompanham uma dor de dente?

 

Como os sintomas de uma dor de dente podem parecer outras condições médicas ou problemas dentários, pode ser difícil diagnosticar a causa sem uma avaliação completa por seu dentista.
Se você notar pus perto da fonte da dor, seu dente pode ter um abscesso, fazendo com que o osso ao redor se infecte. Ou o pus pode indicar a doença da gengiva, que geralmente é caracterizada por inflamação do tecido mole, sangramento da gengiva e perda anormal de osso ao redor dos dentes.

A correta identificação e tratamento de infecções dentárias são importantes para evitar a sua disseminação para outras partes do rosto e do crânio e possivelmente até a corrente sanguínea.

Entre em contato com seu dentista imediatamente se você tiver algum dos seguintes sintomas:

  • Febre
  • Dificuldade para respirar ou engolir
  • Inchaço ao redor da área do dente
  • Dor quando você morde
  • Dor duradoura e contínua

Como meu dentista pode ajudar?

Para tratar sua dor de dente, seu dentista primeiro obterá seu histórico médico. Ele ou ela fará perguntas sobre a dor, como e quando a dor começou, intensidade da dor, onde a dor está localizada, o que piora e o que a torna melhor.

Seu dentista realizará um exame oral completo para determinar a localização e a causa da dor de dente, procurando sinais de inchaço, vermelhidão e dano dentário óbvio. Ele ou ela também pode realizar radiografias para procurar cárie dentária entre os dentes, dente quebrado ou fraturado ou infecções no osso ao redor do dente.

Quais tratamentos estão disponíveis para uma dor de dente?

 

O tratamento para dor de dente depende da causa.
Se uma cavidade está causando a dor de dente, seu dentista irá restaurar a cavidade ou em casos extremos extrair o dente, se necessário.
Tratamento de canal pode ser necessário se a causa da dor de dente for causada por uma infecção da polpa do dente. As bactérias que se desenvolveram na parte interna do dente causam essa infecção. Um antibiótico pode ser prescrito se houver febre ou inchaço.

Existe uma maneira de prevenir uma dor de dente?

Importância da escoação dos dentes
Importância da escoação dos dentes

O principal para prevenir dores de dente é manter uma rotina regular de higiene bucal. Por exemplo, a falta de escovação e uso de fio dental regular após as refeições pode aumentar significativamente o risco de desenvolver cáries, o que pode causar dores de dente.

Aqui estão algumas dicas para ajudar a reduzir seu risco de desenvolver uma dor de dente:

 

  • Escove sempre após as refeições e lanches.
  • Use fio dental pelo menos uma vez por dia para prevenir a doença das gengivas.
  • Consumir alimentos com baixo teor de açúcar
  • Visite seu dentista regularmente (ao menos de 6 em 6 meses) para exames orais e uma limpeza profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *