fbpx

Outubro Rosa

O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. Na década de 90, o laço cor-de-rosa foi distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, corrida promovida anualmente na cidade (komen.org).

Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas a prevenção da doença e pelo diagnóstico precoce, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações.

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.

Especificamente no Brasil, o câncer de mama atinge o percentual de 28,1%. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer é o mais frequente nas mulheres das Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

Cada ano vem aumentando a adesão ao movimento mundial “Outubro Rosa”, que visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *