fbpx

O que é Implantodontia?

O que é Implantodontia?

 

Implantodontia é a especialidade que tem como objetivo a colocação cirúrgica de um material em titânio que fará a função de uma raiz artificial no osso, destinado a suportar próteses unitárias, parciais ou removíveis e próteses totais, para isso é necessário gengiva saudável e osso adequado.

Implante dentário
Implante dentário

Indicado para substituir dentes que foram perdidos por cáries ou fraturas e não haja algum tipo de infecção local. A base para implantes dentários modernos é um processo biológico chamado osseointegração, no qual materiais como o titânio formam uma ligação íntima ao osso.

Etapas para instalação de implantes

 

O período de integração ao osso é variável, em média de 4 a 6 meses é uma boa estimativa. Uma vez aderido ao osso formam uma unidade capaz de substituir um dente (implante unitário) ou todos os dentes de uma arcada (próteses protocolo ou overdenture). Em alguns casos é possível a realização de implante com carga imediata (a prótese é instalada no mesmo dia da cirurgia).

Tomografia computadorizada
Tomografia computadorizada

A posição dos implantes é determinada pela posição e ângulo dos dentes adjacentes, por simulações de laboratório, pela tomografia computadorizada e guias cirúrgicos. Os pré-requisitos para o sucesso a longo prazo de implantes dentários osseointegrados são osso saudável e gengiva.

Enxerto ósseo
Enxerto ósseo

Uma vez que ambos podem atrofiar após a extração dos dentes, procedimentos pré-protéticos, como levantamento de seio maxilar ou enxertos gengivais, às vezes são necessários para recriar o osso ideal e gengiva.

Conclusão

 

Abordamos neste post introdutório algumas das informações básicas que a especialidade de implantodontia pode oferecer numa reabilitação ao paciente em busca de uma melhor saúde e bem-estar. Em posts futuros serão abordados estes e outros temas em detalhes.

Se você gostou e quer saber mais sobre esse ou outros assuntos, deixe seu comentário aqui em embaixo que abordaremos num post futuro.

Compartilhe também suas dúvidas e sugestões. Não deixe de conferir outros conteúdos aqui no blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *