fbpx

Clareamento dental: caseiro, consultório ou ambos?

Clareamento dental: caseiro, consultório ou ambos?

 

Belo sorriso harmônico
Belo sorriso harmônico

O clareamento dental é uma das primeiras opções para melhoria da estética. É muito comum um dia olharmos no espelho e observarmos algo que incomode no nosso sorriso. Ficamos observando e percebemos aquela sensação de dente amarelado, seja pelo atual aumento no consumo de substâncias corantes (natural ou artificial) ou pelo nosso próprio envelhecimento.

O clareamento dental é um dos procedimentos estéticos mais comum para se obter dentes mais brancos e estéticos, seja pela facilidade ou pela rapidez do procedimento.

Nesse momento surgem muitas dúvidas no paciente, tais como:

  • Clareamento dental enfraquece os dentes?
  • É seguro fazer?
  • Qualquer pessoa pode fazer?
  • Quais os riscos?
  • Qual a melhor forma de fazer?
  • Clareamento em consultório é mais eficaz?
  • Os produtos encontrados em farmácia dão resultado?

Responderemos a estas perguntas e outras dúvidas ao longo deste artigo.

Todo clareamento dental deve ser supervisionado pelo profissional dentista de sua confiança para garantir que se tenha um resultado estável e satisfatório sem complicações.

Como ocorre o processo de clareamento dental?

 

Os produtos comumente usados são o peróxido de carbamida ou peróxido de hidrogênio, variando a concentração dependendo do caso, sensibilidade do paciente e da forma de tratamento escolhido para se realizar o clareamento.

O clareamento dental ocorre através de uma reação química. O oxigênio livre liberado pelo produto penetra no esmalte dentário reagindo com os pigmentos que são eliminados nesse processo, resultando ao final do processo CO2 e água.

O resultado é acumulativo ao longo do tratamento até eliminar toda a pigmentação finalizando-se, então, o tratamento.

Tipos de clareamento dental

 

Clareamento dental caseiro

 

Moldeira de clareamento caseiro
Moldeira de clareamento caseiro

É a forma mais comum de clareamento dental. Oferece a vantagem de ser realizado em casa durante algumas horas por dia, normalmente, num período de duas semanas.

É realizado através da aplicação de um gel clareador em uma moldeira personalizada em silicone.

As moldeiras são construídas a partir de uma moldagem da arcada do paciente e visam potencializar o efeito e minimizar o risco de dano a gengiva quando comparado as moldeiras pré-fabricadas vendidas em farmácias.

Hoje em dias temos uma gama grande de opções de produto para clareamento, por isso, é importante o acompanhamento com o seu dentista. Ele é o profissional mais qualificado para indicar o produto, concentração e duração de uso do produto.

Pelo fato do gel apresentar uma concentração menor, está associado a uma sensibilidade menor durante o tratamento.

Clareamento dental em consultório

 

Clareamento em consultório
Clareamento em consultório

Forma de clareamento realizada exclusivamente em consultório, na qual se utiliza um gel mais concentrado que no clareamento dental caseiro, possibilitando um resultado mais imediato para aqueles que não querem esperar pelo resultado, sendo necessário de 1 a 3 sessões.

Cada sessão dura, em média, cerca de uma hora. Os dentes são isolados, garantindo que o gel não entre em contato com a gengiva ou bochecha.

Pode ser realizada ativação do gel através do uso de LED ou laser, atualmente esta etapa é opcional, pois os resultados obtidos com ou sem o uso da ativação são similares.

Normalmente o clareamento dental em consultório está associado a uma maior sensibilidade durante o tratamento.

Clareamento dental associado (consultório e caseiro)

 

Uma opção excelente e cada vez mais comum é associar as duas modalidades de tratamento, com isso se tem o melhor das duas modalidades de clareamento dental de consultório e caseiro.

É realizado uma primeira sessão de clareamento em consultório que é seguida pelo uso do gel em casa durante a semana.

As vantagens de iniciar o clareamento com o método em consultório é que garante atuação mais rápida e com um resultado imediato, entrando-se em seguido com fase de uso do gel em casa proporcionando um resultado estável e duradouro com menor sensibilidade.

Clareamento dental interno de dentes desvitalizados

 

Dentes que tiveram tratamento de canal realizado podem apresentar uma coloração bem escura.

Esta coloração tem origem interna, de dentro para fora do dente, em decorrência da presença de sangue na câmara pulpar ou por produtos usados na obturação do tratamento de canal.

É indicado um clareamento interno que vai agir no dente de dentro para fora através da aplicação do gel internamente na câmara pulpar e este é trocado como um curativo em intervalados determinado pelo dentista até se obter o resultado desejado.

Está técnica não é tão previsível, podendo em alguns casos, não se conseguir igualar a coloração deste dente com os restantes

Dúvidas mais frequentes

 

Qual técnica de clareamento dental é mais eficaz?

 

Cada técnica de clareamento tem suas vantagens e desvantagens.

O clareamento em consultório apresenta inicialmente um resultado mais rápido, porém o resultado a longo prazo do clareamento caseiro é mais estável. Sendo hoje em dia comum se associar as duas técnicas.

Cada paciente deve ser avaliado individualmente para junto com o dentista decidirem a melhor técnica.

Clareamento dental deixa os dentes sensíveis?

 

Uma das questões mais comumente perguntada é em relação a sensibilidade dental, que vai variar de pessoa para pessoa por diversas razões, por isso é necessário uma criteriosa avaliação profissional e algumas ações podem ser tomadas para se reduzir a sensibilidade durante o tratamento, como o uso de pasta para dentes sensíveis, aplicação de flúor ou dessensibilizantes.

Durante o processo de clareamento é comum um ligeiro aumento de sensibilidade ao frio, hoje em dia já bastante minimizado. Após o término do tratamento este quadro retorna a normalidade.

Toda sensibilidade deve ser relatada ao dentista para que possa ser avaliada.

Que alimentos devo evitar durante o clareamento dental?

 

Alimento que devem ser evitados
Alimento que devem ser evitados

Todo consumo excessivo de alimentos escuros devem ser evitados, por exemplo, refrigerantes, café, mate, sucos escuros, açaí, vinho tinto.

Pacientes com dentes clareados não estão proibidos de ingerir alimentos escuros, porém vale ressaltar que moderação é importante para não ocorrer um escurecimento precoce.

Como fazer a higienização oral?

 

Escovação dental
Escovação dental

Durante o tratamento de clareamento é importante um rigor na higienização através de uma cuidadosa escovação e uso de fio dental, pois o acúmulo de placa não removida na escovação resultará numa pigmentação com consequente perda no resultado final do clareamento.

Porque meu dente não fica super branco?

 

Nossos dentes não são monocromáticos, eles possuem naturalmente uma região mais escura próxima a gengiva (cervical) e vai ficando mais claro a medida que vamos em direção a borda do dente (incisal). Este efeito é em decorrência da maior presença de dentina e pouco esmalte na região cervical e invertida na região incisal, grande presença de esmalte.

O esmalte fornece a aparência translúcida ao dente.

Porque os dentes escurecem com a idade?

 

Conforme vamos envelhecendo há um desgaste no esmalte e aumento na espessura de dentina, que fornece a coloração amarelada ao dente. Isto é um processo natural e adaptativo do organismo.

Quais os riscos de realizar o tratamento sem a orientação do dentista?

 

Pode ocorrer a aplicação inadequada do gel gerando um resultado insatisfatório.

Aplicação excessiva do gel causando queimadura na gengiva.

Presença de exposição da raiz ou dentes cariados ocasionando em aumento de sensibilidade, podendo levar a uma pulpite.

Quais as contraindicações ao clareamento dental?

 

  • Pessoas com hipersensibilidade dentária
  • Pessoas com menos de 16 anos
  • Mulheres grávidas
  • Presença de restaurações, próteses ou implantes não sofrerão ação do gel clareador, podendo necessitar de serem refeitas após o tratamento clareador.

Conclusão

 

Hoje o dentista possui uma gama grande de opções para oferecer ao paciente a melhor relação entre benefício, segurança e resultado final para se atingir um sorriso mais bonito proporcionando um aumento na autoestima muito importante hoje em dia para a realização de nossos objetivos pessoais e profissionais.

É necessário realizar uma consulta de avaliação para planejamento dos procedimentos necessários para o tratamento de cada paciente. Pode agendar sua consulta de avaliação pelo Whatsapp (21) 99414-9363, ligando para o nosso telefone (21) 3258-9580 ou pelo site www.cesbsaudebucal.com.

Deixe-nos seu comentário e/ou dúvidas que teremos o maior prazer em ajudar. Queremos também saber sua opinião e experiência sobre clareamento dental. Compartilhe esta ideia.

Não deixe de consultar o seu dentista, que é o mais preparado para orientar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *