Qual é a diferença entre faceta de porcelana e lente de contato dental?
Com o surgimento das chamadas lentes de contato dentais, será que as facetas de porcelana deixaram de serem usadas?
Hoje em dia escutamos muito sobre as lentes de contato dentais, mas afinal de contas qual a diferença entre as facetas dentais em porcelana e as lentes de contato dentais?
Procuramos explicar neste pequeno artigo quais as diferenças entre as duas técnicas e vantagens desses tratamentos.
Qual é a diferença entre as técnicas?
Espessura das lentes de contato dentais
As facetas dentárias são finas capas em porcelana colocadas na superfície da frente dos dentes (face vestibular), procurando corrigir a estética do dente e harmonia do sorriso, seja por dentes desgastados, desalinhados, manchados ou por apresentar espaço entre eles, proporcionando uma aparência natural e harmônica.
O desenvolvimento de novas técnicas e melhora dos materiais dentários, possibilitou que as facetas dentais fossem confeccionadas em espessuras cada vez menores até atingirem 0,3 mm a 0,5 mm que são as chamadas lentes de contato dentais, ou seja, são facetas dentais ultrafinas.
Para efeito de comparação as facetas dentárias tem em torno de 0,7 mm a 1,5 mm de espessura.
Quais o benefícios das duas técnicas?
As duas técnicas quando bem executadas por um bom profissional e bem indicadas irão satisfazer o paciente e proporcionar o resultado esperado.
- Por serem em porcelana não apresentam alteração de cor
- São de rápida execução desde o planejamento até a finalização
- Boa durabilidade e resistência
Qual é a mais indicada?
O dentista é quem indicará qual das duas técnicas é a mais indicadas. Em muitos casos a lente de contato é indicada para:
- fechamento de espaços entre os dentes
- melhorar a forma dos dentes ou aumentando o comprimento e largura do dente
E as facetas dentárias em porcelanas em situações de:
- maiores alterações de cor dos dentes
- dentes girados ou desalinhados
Conclusão
A decisão deve ser feita em conjunto com o profissional que irá realizar o tratamento para que junto com o paciente seja conversado e planejado o tratamento levando em consideração todos as vantagens e cuidados que cada técnica necessita.
Devemos ter os mesmo cuidados que temos com os nossos dentes naturais através da escovação após cada refeição e passar o fio dental pelo menos uma vez ao dia, removendo os resíduos alimentares e a placa bacteriana responsáveis pela cáries e problemas gengivais. Evitar roer as unhas, abrir embalagens com os dentes e morder alimentos muito duros são alguns exemplos de cuidados úteis na preservação.
É necessário realizar uma consulta de avaliação para planejamento dos procedimentos necessários para o tratamento de cada paciente. Pode agendar sua consulta de avaliação pelo Whatsapp (21) 99414-9363, ligando para o nosso telefone (21) 3258-9580 ou pelo site www.cesbsaudebucal.com.
Deixe-nos seu comentário e/ou dúvidas que teremos o maior prazer em ajudar. Compartilhe esta ideia.
Não deixe de consultar o seu dentista, que é o mais preparado para orientar.