Implantes dentários: tire suas dúvidas
Este artigo faz parte da coluna sobre as principais dúvidas dos pacientes sobre os tratamentos odontológicos.
Estará em constante atualização, por isso se cadastre por e-mail, Facebook ou pelo seu próprio navegador e receba antecipadamente as notificações das nossas atualizações.
Caso você apresente alguma dúvida ou tenha alguma curiosidade, deixe seu comentário em um dos nossos canais de comunicação que teremos o maior prazer em responder.
Implante dentário imediatamente após extração: É possível?


Uma dúvida muito frequente é se o paciente ficará sem dente quando precisar fazer uma extração devido a algum comprometimento da raiz, fratura ou mesmo doença periodontal, principalmente quando está localizado na região anterior, afetando o sorriso.
Nestas situações, em uma grande maioria dos casos, podemos realizar a extração do dente e a instalação do implante no mesmo instante, ou seja, no mesmo procedimento cirúrgico desde que não haja grande comprometimento da estrutura óssea e periodontal.
Para isso devemos realizar um bom planejamento através de:
- anamnese detalhada;
- avaliação clínica da necessidade de próteses provisórias;
- exames complementares de imagens.
Na primeiro consulta é analisado junto com o paciente as suas expectativas, opções de tratamento e necessidade de exames tanto laboratoriais quanto de imagens complementares (principalmente tomografia computadorizada).
Na anamnese é verificada a condição de saúde, histórico de doenças, uso de medicamentos diários que possam interagir com o tratamento.
Tendo em mãos todas essas informações é realizado o planejamento pré-cirúrgico, determinando tipo, formato e tamanho do(s) implante(s). Finalizado o planejamento, pode-se seguir a preparação pré-cirúrgica e realizar o procedimento cirúrgico. Esta técnica permite diversos benefícios:
- menor trauma ao paciente;
- um único tempo cirúrgico;
- menor tempo de cicatrização;
- melhor preservação dos tecidos (osso e gengiva) ao redor do dente extraído.
Como todo procedimento cirúrgico, são necessários alguns cuidados tanto antes quanto depois do procedimento. O paciente no pós-operatório deve seguir a orientação do dentista em relação a medicação, cuidado redobrado na higienização oral e durante a mastigação evitar grandes forças.
Conclusão
Nada substitui o planejamento individualizado por um profissional capacitado, o tratamento deve ser avaliado caso a caso. Esta técnica oferece diversos benefícios com alta taxa de sucesso, além de fornecer ao paciente conforto, segurança e autoestima.
É necessário realizar uma consulta de avaliação para planejamento dos procedimentos necessários para o tratamento de cada paciente. Pode agendar sua consulta de avaliação pelo Whatsapp (21) 99414-9363, ligando para o nosso telefone (21) 3258-9580 ou pelo site www.cesbsaudebucal.com.
Deixe-nos seu comentário e/ou dúvidas que teremos o maior prazer em ajudar. Compartilhe esta ideia.
Não deixe de consultar o seu dentista, que é o mais preparado para orientar.