fbpx

Os 4 problemas dentários em crianças mais comuns

Muitos dos problemas dentários mais comuns em crianças vêm do fato de os pais atrasarem a ida dos pequenos ao dentista, seja porque não saberem qual é a idade certa para levá-los ou porque não acham que seja importante esse acompanhamento. No texto de hoje iremos te mostrar os quatro principais problemas dentários em crianças.

Sabendo que muitos dos problemas dentários em crianças vem da falta de informação, é importante ter em mente que levar as crianças a um dentista o mais cedo possível é uma maneira de evitar que muitos problemas ocorram. Com isso você poderá aprender mais sobre a saúde bucal infantil e acostumar o pequeno a não ter medo de dentista.

Neste post mostraremos quando as crianças precisam ser levadas ao dentista pela primeira vez, explicaremos como fazer a saúde bucal correta delas e ainda apresentaremos alguns dos principais problemas dentários em crianças. Leia até o final e entenda tudo!

 

Com qual idade pode-se levar as crianças ao dentista?

Pode parecer cedo demais para alguns responsáveis, mas a idade correta para levar os pequenos ao dentista é a partir dos seis meses (ou quando os primeiros dentinhos de leite começarem a aparecer).

Dessa forma, já é possível compreender bem a situação dentária do bebê, o que você pode esperar, como prevenir problemas, que técnicas de higiene utilizar, entre outras informações importantes. É apenas acostumando os pequenos desde cedo que eles perdem o medo e criam bons hábitos relacionados à saúde bucal.

Além disso, engana-se quem pensa que depois dessa visita inicial você não precisa mais levar a criança ao dentista por um longo tempo. Na verdade, a partir daí, o recomendado é que você faça isso a cada 6 meses para avaliações de rotina, o que evita muito que problemas aconteçam.

Geralmente, nessas consultas infantis, o dentista realiza a checagem dos dentes da criança para verificar se está tudo certo, assim como faz a limpeza com o flúor (em crianças maiores). O flúor realmente ajuda a proteger os dentinhos dos pequenos porque fortalece o esmalte dos dentes em formação.

menino realizando consulta no dentista

Como fazer a higiene bucal das crianças?

Você já entendeu quando precisa levar os pequenos ao dentista, certo? Isso é ótimo. No entanto, você pode ficar surpreso ao saber que a higiene bucal, na verdade, começa bem antes dos 6 meses. Por isso, cuidar da boquinha dos bebês é necessário mesmo antes dos dentes nascerem, ou seja, ainda quando recém-nascidos.

Tem ideia de como fazer isso? Passe uma gaze bem de leve na gengiva do bebê assim que ele terminar de mamar. É importante lembrar de passar a gaze também pela bochecha e na língua, pois são os lugares que mais acumulam resíduos do leite.

Quando os dentinhos estiverem apontando, você pode realizar a higienização através das dedeiras de silicone. Nesse período, preste atenção para retirar ainda mais o resíduo do leite e outras substâncias acumuladas na boca da criança ou entre os dentes.

Na fase da escovinha de dente, não esqueça que a criança não pode utilizar a mesma pasta de dente que os adultos. Alguns dentistas indicam que as crianças não usem pastas com flúor até os 4 anos, pois elas acabam engolindo a pasta ou tendo seus dentes manchados devido ao excesso da substância.

Porque acostumar seu bebê a ir ao dentista?

Como já dissemos, começar a levar o seu pequeno ao dentista desde bebê fará com que ele se habitue a essas consultas e não tenha medo de ir quando estiver mais velho.

Pode não parecer importante, mas muitas pessoas adultas morrem de medo de ir ao dentista porque não tinham o costume quando eram crianças e acabaram passando por momentos desconfortáveis na famosa cadeira.

Esse medo faz com que a pessoa negligencie a ida ao dentista, podendo ocasionar problemas dentários sérios que necessitam de tratamentos mais extensos fazendo com que o trauma e o medo fiquem maiores.

Por isso, leve seu filho ao dentista assim que puder, pois não apenas ele se irá se acostumar com a situação, como também terá seus dentes tratados e bonitos, no presente como no futuro.

 

Quais são os principais problemas dentários em crianças?

Você pode acreditar que o único problema encontrado nos dentes infantis são as cáries. No entanto, apesar de serem realmente muito usuais, elas estão longe de estarem sozinhas.

Confira a seguir quais são os maiores problemas dentários em crianças:

Menina escovando o objeto em forma de dente

1 – Cáries

Cáries, precisamos começar por ela que, depois da constipação, é considerada a doença mais comum no planeta. Isso quer dizer que ela não é usual apenas em crianças, mas também em adolescentes e adultos.

São as bactérias que atuam sobre o acúmulo de resíduos dos alimentos as principais causadoras das cáries. Quando elas entram em contato com outros açúcares, acabam produzindo um ácido que destrói o esmalte dos dentes, causando cavidades.

 

2 – Gengivite

A gengivite pode ocorrer devido a uma higiene bucal incorreta ou insuficiente aliada ao consumo exagerado de alimentos cheios de açúcar. Os restos desses alimentos não higienizados viram uma placa, o que pode gerar uma inflamação na gengiva.

Seus principais sintomas incluem uma vermelhidão intensa na área gengival e mau hálito, assim como sangramento enquanto a criança escova os dentes ou usa fio dental. Nem sempre existe dor, portanto, é preciso ficar atento aos outros sinais.

 

3 – Erosão dentária

A erosão dentária ocorre quando a criança tem uma grande perda de esmalte dos dentes, o que pode deixar a parte interna do dente exposta. Isso gera sensibilidade e abre as portas para outros problemas maiores.

Geralmente nas crianças, a erosão é causada pelo excesso de refrigerantes, sucos ácidos e até remédios. Com uma dieta balanceada e com a correta higiene bucal isso pode ser evitado.

4 – Monilíase (sapinho)

Você certamente já ouviu falar de sapinho, certo? Pode até ter tido quando era mais jovem. Isso porque a infecção orofaringe é o principal causador. Por isso, realize uma higiene eficaz e rotineira para evitar tais problemas.

Leve os pequenos a um dentista para crianças a cada seis meses e evite que problemas que citamos acima apareçam. Caso já tenham aparecido, reforce a higiene e leve a criança ao dentista assim que puder.

Quer entender mais sobre a importância da saúde bucal para seu filho? Entenda a importância do teste da linguinha.

Precisa de um dentista confiável e de qualidade? Faça agora seu agendamento por WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *